Conab: 1º Boletim Prohort apresenta queda no preço da batata e alta para cebola 

Boletim destaca a redução nos preços da melancia, decorrente da alta oferta em dezembro

20/01/2022 às 16:02 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Segundo o 1º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (20) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em dezembro de 2021, a oferta da batata foi recorde nas Centrais de Abastecimento (Ceasas).

Diante da alta, os preços caíram em todos os mercados atacadistas pesquisados pela Conab, com exceção de Rio Branco (AC), com alta mensal de 8,11%. 

Nas outras oito capitais pesquisadas as quedas foram de 3,77% em Fortaleza (CE) até 36,86% em Curitiba (PR). O valor médio pela leguminosa ficou entre R$ 0,77 o quilo no Rio de Janeiro (RJ) a R$ 1,48 em Belo Horizonte (MG).

Enquanto isso, o preço da cebola cresceu nas nove Ceasas analisadas pela Companhia, sendo elas em Recife (PE) com 37,44%, Rio de Janeiro (RJ) com 32,29%, Brasília (DF) com 30,08%, Rio Branco (AC) com 24,69%, Curitiba (PR) com 23,50%, São Paulo (SP) com 20,79%, Campinas (SP) com 20,10%, Fortaleza (CE) com 20,00% e Belo Horizonte (MG) com 19,68%.

Em relação às frutas, o boletim destaca a redução nos preços da melancia, decorrente da alta oferta em dezembro. Apesar disso, as cotações para a banana subiram devido à redução na produção da variedade prata e pela alta nas exportações. 

Assim como no mamão onde o valores subiram, decorrente a queda na oferta da variedade formosa, doenças fúngicas e aumento nas exportações.

Na primeira edição de janeiro, o Boletim Prohort traz ainda a conjuntura mensal e anual das hortaliças e frutas mais comercializadas no Brasil, incluindo alface, batata, cebola, cenoura, tomate, banana, laranja, maçã, mamão e melancia.

Com informações da Conab


Últimas Notícias